em até 3x sem juros de
compras acima de R$ 230.00
pagamento à vista
As abelhas mais conhecida em nossa sociedade são as abelhas com ferrão. Ela é conhecida pelos apicultores como a abelha APIS.
Elas também vivem em colmeias e saem em busca de alimento.
Por mais que seja a espécie mais comum em nossa sociedade, a abelha com ferrão (Apis), não existia no Brasil até 1839, quando os Jesuítas trouxeram de Portugal para o Brasil.
E com o passar dos anos, várias abelhas foram trazidas do exterior para diversos estados.
Por proteção e ao se sentirem ameaçadas, as abelhas operárias possuem um ferrão na parte traseira para ataques em situações de perigo. Ele pode ser usado para proteção própria ou para proteção da colmeia.
Uma espécie pouco conhecida no Brasil, mas que é nativa antes mesmo das abelhas com ferrão, são as Meliponinis.
São denominadas "sem ferrão" pelo fato de não utilizarem seu ferrão como instrumento de defesa por ser atrofiado.
São mansas e de fácil manejo, não havendo a necessidade de utilização de roupas ou equipamentos especiais.
No Brasil é possível encontrar aproximadamente 250 espécies de abelhas sem ferrão. Grande parte são criadas para a produção de mel, alimento este que tem sido cada vez mais valorizado por suas características únicas de acordo com a espécie.
Conhecida como abelhas Meliponini, elas se defendem através de pequenas mordidas com suas mandíbulas, ou então, se prendendo no cabelo, por exemplo.
Por serem mansas, elas podem até ser consideradas "abelhas-pet", ou seja, criadas dentro de casa e até mesmo dentro de apartamentos em áreas urbanas.